Post

Dica do professor: 15 filmes inspiradores para aprender história da moda

Dica do professor: 15 filmes inspiradores para aprender história da moda

Nossa professora de moda Ellen Grossi escolheu 15 produções para te ajudar a viajar por diferentes períodos da história da moda dos últimos anos. Confira!

Assim como a história da arte, a história da moda acompanha de perto o desenvolvimento da história da humanidade. Além de ser, hoje, uma importante forma de expressão, a moda é também um fenômeno histórico-sócio-cultural que carrega em si os valores, hábitos, crenças e costumes de sua época.

Não à toa, entender a dinâmica da história da moda, permite não apenas que tenhamos um maior repertório cultural e visual, mas também é fundamental para compreendermos as inúmeras formas de expressão da humanidade ao longo dos séculos, nos ajudando a pensar cada período desta história em diferentes contextos.

Resumindo, sendo você um profissional de moda ou não, o conhecimento sobre a história e cultura da moda é um diferencial que agrega valor ao trabalho de profissionais de criação de todas as áreas da economia criativa. Por isso, para te ajudar a conhecer um pouco da história recente da moda de maneira divertida, a professora Ellen Grossi fez uma lista com 15 filmes, documentários e séries inspiradores!

01- Funny Face (1957)

Ícone de moda e estilo dos anos 50 e 60, Audrey Hepburn interpreta Jo Stockton, uma atendente de livraria que acaba se tornando modelo para uma famosa revista feminina, tudo isso em meio a alguns desencontros e confusões. O filme retrata todo o glamour do universo da moda na época e ressalta a necessidade de se buscar sempre o novo nesse mercado.

02- Coco Before Chanel (2009)

O filme mostra a vida da mulher por trás da gigante Chanel. Gabrielle Coco Chanel tem uma história de vida cheia de mistérios e muitos amores que foram parte importante na construção da visão criativa e empreendedora dessa designer sensacional. Vale muito a pena para entender e contextualizar a trajetória da pessoa que construiu um império e revolucionou o conceito de moda do século 20.

03- Fresh Dressed (2016)

O documentário mostra como a moda urbana/streetwear foi e é importante como movimento cultural, social e parte da autoaceitação, especialmente nas periferias. O filme aborda ainda a influência do hip-hop na moda (e vice-versa) desde os anos 70 até os dias atuais, por meio de entrevistas com personalidades como Riccardo Tisci, o editor de moda André Leon Taley e o rapper Kanye West.

04- Dior and I (2014)

O documentário fala sobre a alta costura em geral e com o foco em uma das maiores grifes de luxo do mundo, a Dior, e mostra a evolução de uma peça de roupa, desde o croqui até ela ficar pronta. O filme acompanha a criação da primeira coleção do estilista belga Raf Simons para a marca, feita em apenas 8 semanas, logo depois dele assumir a direção criativa da Dior com a saída de John Galliano, em 2012.

05- The Great Gatsby (2013)

Baseado no livro “O Grande Gatsby”, escrito por F. Scott Fitzgerald, o filme se passa em Nova Iorque, na festiva década de 1920 e traz na trama a sociedade boêmia, amores trágicos e a primeira guerra mundial. O figurino é um show à parte, representando bem a moda da época e, não à toa, levou o Oscar de melhor figurino em 2014. Assinado por Catherine Martin, a produção de moda do longa conta com looks da Prada, Tiffany e Brooks Brothers.

06- Breakfast at Tiffany’s (1961)

Novamente Audrey Hepburn! Dessa vez ela é Holly Golightly, uma garota de programa que está decidida a encontrar e se casar com um milionário. É nesse filme que Audrey aparece com a peça ícone: o famoso pretinho básico Givenchy, dentre outras peças incríveis. Considerado até hoje é uma das obras mais fashionistas e adoradas da indústria, o filme revolucionou a moda e os padrões de beleza da época.

07- Mr. Selfridge - Série (2013)

A série conta a história de Mr. Selfridge, um empreendedor que trouxe uma enorme transformação no varejo de moda em 1909. Apesar de fictícia, a obra se baseia em fatos reais, contando sobre a inauguração da Selfridges, gigante do setor de departamentos em Londres, que ditava a moda e era referência de costumes e comportamentos no início do século XX.

08- Jeremy Scott: The People’s Designer (2015)

Jeremy Scott é o diretor criativo da Moschino, marca que traz uma irreverência singular em suas coleções e parcerias das mais variadas, inclusive uma recente com a Riachuelo. O filme conta a história do designer de reputação polêmica que mistura glamour, informação de moda e um tom de bom humor em suas criações. Inspirador, o longa mostra que é possível perseguir um sonho, mesmo que pareça impossível, e alcançar o sucesso.

09- The September Issue (2009)

Os bastidores da produção da famosa edição de setembro da revista Vogue americana são retratados neste filme. Considerada a bíblia da moda, a edição da revista é feita junto à semana de moda de Nova Iorque. Com entrevistas que mostram um pouco da intimidade de Anna Wintour, a poderosa e temida diretora de redação da publicação, o documentário é obrigatório para estudantes de moda e pessoas que se interessam pela indústria.

10- Marie Antoinette (2006)

O filme conta a história da mulher, ícone feminino, que se tornou rainha extremamente jovem, antes dos 18 anos. Durante seu reinado, Maria Antonieta desenvolveu sua paixão pela moda e transformou todo o cenário fashion da França na época. O figurino da produção é espetacular e conta com um trabalho incrível de historiadores e figurinistas para retratar com primor a moda do século XVIII.

11- Coisa Mais Linda (2019)

A série, com figurino lindo, conta um pouco da história do feminismo no Brasil e retrata muito bem a moda brasileira das décadas de 50 e 60. No contexto do efervescente cenário cultural carioca da época e do surgimento da Bossa Nova, os figurinos são usados para reforçar as personalidades das personagens, e retratam fielmente as influências da moda feminina da época, com as silhuetas marcadas, luvas que cobrem os braços, lenços no pescoço, vestidos de cetim e uma gama de cores variadas.

12- House of Gucci (2021)

O filme se passa entre as décadas de 70 e 90 e conta a história do empresário Maurizio Gucci e da marca Gucci, umas das mais famosas no mercado de luxo. A trama, que retrata o lado sombrio da família dona de um dos maiores impérios da moda mundial, utiliza o figurino para traduzir a essência dos personagens. A responsável por pensar a vestimenta do elenco foi a britânica Janty Yates, já premiada pelo Oscar.

13- Saint Laurent (2014)

O filme é uma cinebiografia que conta os altos e baixos da vida de um dos maiores estilistas do mundo, Yves Saint Laurent, especialmente entre as décadas de 60 e 70, época em que ele esteve no auge da alta costura francesa. O figurino, obviamente, é um show à parte. Além de mostrar a mudança de vestuário ao longo das décadas, o longa teve todas as cenas de desfile gravadas com o acervo original do estilista, guardado a sete chaves pela marca.

14- Cruella (2021)

A personagem principal do filme é uma aspirante a designer de moda, cheia de estilo e criatividade. A história se passa em meio à revolução do punk rock da década de 1970, o que contribui para figurinos transgressores e super interessantes! Jenny Beavan, figurinista inglesa responsável pelos incríveis trajes que fizeram Emma Stone se transformar em Cruella, levou para casa o seu terceiro Oscar de melhor figurino pelo trabalho neste filme.

15- Halston (2019)

Halston foi um grande estilista americano nas décadas de 1970 e 1980. Começou criando alguns chapéus e tinha entre suas clientes ninguém menos do que Jackie Kennedy. Ele criou desde peças em alta-costura até roupas mais populares. Após fechar um acordo de licenciamento, sua marca começou a decair. O estilista faleceu jovem, aos 57 anos, vítima de complicações relacionadas à AIDS. Uma história de vida e carreira impressionantes!